segunda-feira, 28 de março de 2011

montar antena wireless caseira 802.11b com lata de pringles


Muitas pessoas tem alta curiosidade sobre antenas caseiras, não é por
nada nao, mas são BEM MAIS baratas que as prontas, e realmente funcionam bem. As antenas produzidas nas fabricas, por marcas conceituadas, tais como D-LINK, ENCORE, US ROBOTICS, ALCATEL, etc, apenas são mais portáveis e/ou robustas, mas são incrivelmente simples. Ultimamente muita gente tem falado das tais antenas feitas com latas de Pringles, principalmente depois da avalanche de publicação em revistas da área. O projeto inicial dessa antena de pringles era essa abaixo:







































... que era na verdade um tentativa de replica da Yagi Ominidirecional, usando um tubo de PVC, arruelas, tubo de cobre e a lata de Pringles. O projeto promete ganho de 12 a 15db. Mas tem como enxugar tudo e jogar dentro de uma lata de pringles com ganho de 12db, que é o que iremos fazer agora...



Veja essa imagem abaixo para se ter uma ideia do que irá precisar...














 
O parafuso de metal comprido(eixo) tem que medir 14cm,  ele deve ter rosca pra ir colocando as "porcas" se for maior q 14 cm você deve cortá-lo... não pode ser menor que isso.
Você irá precisar de 9 "porcas" e 5 arruelas, assim como também precisará da tampa do Pringles e de mais uma tampa, ou faz com papelao a segunda tampa, essa segunda tampa é para o eixo poder ficar fixo quando for colocar na lata.
Não tem erro! se não conseguir as peças dê um jeito, estas peças se encontram com facilidade em lojas de ferragens.
só não pode fugir das medidas!!!
 
Agora vamos para lata:

















Agora você irá precisar de um conector coaxial e de um pedaço de fio de cobre, que suporte uma amperagem bem alta, (parecido com um "arame", e não daqueles que são vários fiozinhos encapados) dê uma olhada pela casa aqueles fios de cobre de aterramento (fio verde). Um fio de cobre com uma bitola de 3mm já é o suficiente.

Assim que conseguir 4cm de fio de cobre para aterramento, solde ele em seu conector,
mas atenção: o fio tem de ficar do tamanho certo pra que a ponta dele fique exatamente no centro da latinha, como mostra na figura, por isso os 4 cm são importantes, pois é melhor sobrar do que faltar! 
Faça um buraco que fique exatamente do tamanho do conector, que deve ficar a uns 8,3 cm de distancia do fundo da lata,
detalhe importantíssimo: o centro desse buraco tem de ficar dessa distancia e não o inicio dele, isso significa que o fio de cobre ira ficar a 8,3cm do fundo.
Para encaixar o conector, deixe mais ou menos na borda, o suficiente pra prender, use cola quente ou dependendo da marca e modelo do conector, utilize a porca para rosquear. Este conector em hipótese alguma pode ficar solto.

Agora ta na hora de fechar a latinha!! Seguinte: a parte da tampa, que tem o parafuso NÃO pode encostar no fio de cobre! Tem de chegar perto, mas jamais encostar. Caso chegue a ecostar corte um pouco mais (não o fio de cobre, cortar a rosca do conector) mas se tiver nas medidas que coloquei aqui não irá encostar. 
Por incrível que pareça funciona! 



  Essas antenas seguem os principios das Yagi, sendo boas para uso direcional, podendo alcançar ganhos de até 13dbi



A grande vantagem do negócio é que essas antenas barateiam a vida de quem não quer pagar caro por algo tão funcional, apesar de nao ser bonito e nem de marca.
Agora meu novo projeto nessa área é uma antena omni-direcional com cobertura de pvc, o único problema é que ainda não arrumei um cano de pvc que não absorva radiação eletromagnetica (para testar isso pegue um pedaço e coloque no micro ondas, se ficar quente absorve - até agora depois de todos os meus testes o melhor por enquanto é o tigre marrom). Essa antena vai ser usada para expandir essa rede para mais dois amigos.
A rede é composta de 1 access point da D-LINK AWP900 de 54mbps + 2 acess points da ENCORE ENHWIG3 de 54mbps com a antena omnidirecional, a casa mais alta será o ponto central usando um acess point em modo p2m, (uma espécie de 'repetidora') e as outras apontarão suas antenas direcionias de lata - yagi para a mesma com acess points em modo p2p. Assim todos tem acesso a todo mundo  e resolvemos nossos problemas!


Veja essa imagem abaixo para se ter uma ideia do que irá precisar...

2 comentários: